Notícias

7 resoluções de Ano Novo para donos de PMEs e startups

Exame.com | PME - 30/12/2014
30 Dez 2014

Por Camila Lam, de EXAME.com

São Paulo – No fim de ano, muitas pessoas listam o que gostariam de mudar na vida pessoal. Parar de fumar, fazer mais exercícios físicos e gastar menos são algumas das principais resoluções.

Empresários deveriam fazer o mesmo em relação ao seu negócio. Refletir sobre os erros cometidos ao longo do ano pode ajudar no crescimento da empresa e no desenvolvimento do empreendedor. Veja algumas resoluções de Ano Novo para quem é dono de uma pequena empresa ou startup.

1. Controlar os gastos do negócio

Ter um planejamento financeiro é essencial para quem deseja que a sua empresa tenha sucesso. Por isso, uma das principais recomendações dos especialistas é recorrer a profissionais especializados caso o empresário não tenha conhecimento sobre finanças. Ficar atento aos impostos e renegociar dívidas são alguns exemplos para controlar os gastos do negócio.

2. Precificar corretamente os produtos

O segredo para precificar qualquer tipo de produto ou serviço é entender o seu cliente. Muitas vezes, empresários não questionam o quanto o cliente está disposto a pagar. Além disso, é importante colocar no papel todos os elementos que compõem o preço de venda. Cobrar corretamente faz bem para a saúde financeira de qualquer empresa.

3. Dedicar um tempo para atualizar planilhas

Empreendedores devem recorrer a planilhas para auxiliar na administração de um negócio. Planilha de vendas, controle de caixa, Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e controle de compras e estoque são exemplos de planilhas essenciais para gerenciar uma pequena empresa ou startup. Lembrando que a atualização das informações tem que ser diária.

4. Buscar um mentor

Um mentor pode fazer muito pelo empreendedor. Além de auxiliar em algum projeto novo, ele pode atuar como conselheiro da empresa. Um mentor ajuda o empresário a fazer perguntas corretas e a questionar ideias de negócio. É importante ter critérios ao buscar um mentor, pois empatia é indispensável para o processo dar certo.

5. Delegar melhor

A maioria dos donos de pequenas empresas e startups gosta de participar de todas as tarefas relacionadas ao negócio. Não ser claro na hora de delegar é um dos piores erros que os empreendedores cometem ao delegar. Para que a empresa consiga crescer, o empresário tem que aprender a confiar na equipe, dividir atividades com os funcionários e dar autonomia para que eles possam concluir o trabalho.

6. Ler mais

Todo empreendedor deveria reservar um espaço na sua agenda para ler e se inspirar. Biografias de grandes líderes e empresários podem ajudar empresários a lidarem melhor com assuntos da empresa, por exemplo. Além disso, existem e-books sobre finanças e vendas que podem ser baixados gratuitamente.

7. Melhorar o clima organizacional

Motivar a equipe de funcionários é um dos passos para quem deseja melhorar o clima organizacional da empresa. Muitos empresários acreditam que motivar envolve algum custo financeiro, mas nem sempre é necessário. Dar feedbacks, assumir o papel de mentor, buscar parcerias e estimular a participação das pessoas são algumas maneiras baratas e que unem a equipe.

Veja mais em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/7-resolucoes-de-ano-novo-para-donos-de-pmes-e-startups

Assuntos relacionados: