Notícias

Campus Party 2015 se consolida como polo de incentivo ao empreendedorismo

Portal da PEGN - 03/02/2015
04 Fev 2015

Evento não tem só jovens acampando – há palestras, exposições de startups e incentivos para quem quer aprender a programar

Por Adriano Lira

A oitava edição da Campus Party Brasil, que acontece entre 3 e 8 de fevereiro, traz algumas mudanças. Primeiramente, o evento mudou de casa: saiu do Anhembi e voltou ao São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes), na zona sul da capital paulista. Além disso, a Campus consolida seu papel como incentivador do empreendedorismo brasileiro.

Não é que a essência do evento tenha se perdido. Os jovens, que trazem suas malas e passam dias, literalmente, morando em barracas no evento, continuam ali. Mas a meta é fazer com que os campuseiros tenham acesso a um conteúdo que os ajude a empreender. Paco Ragageles, um dos fundadores da Campus – cuja primeira edição aconteceu na Espanha, em 1997 –, resume bem. "O jovem tem acesso à tecnologia, mas nem sempre sabe como usá-la da melhor maneira. É nossa missão mostrar a importância da internet e ajudar os campuseiros a criar algo que melhore o mundo", diz.

Um dos espaços da Campus 2015 é inteiramente dedicado às empresas de tecnologia: é o Startup & Makers, que reunirá 200 negócios digitais. "Os empreendedores poderão conversar com mentores e investidores, além de conhecer os campuseiros", afirma Tassia Skoulade, diretora de marketing da Campus Party Brasil.

O evento terá ainda um espaço de apresentações inteiramente dedicado ao empreendedorismo. O palco Lua terá palestras com empreendedores de sucesso e especialistas no assunto.

O Programaê, projeto das fundações Lemann e Telefonica que tem o objetivo de estimular o ensino de programação aos brasileiros, terá oficinas para os interessados no setor e um concurso para mulheres empreendedoras. Criada em parceria com o Technovation Challenge Brasil, a competição vale a participação em um evento na Califórnia, nos Estados Unidos.

Eventos temáticos e banho garantido

Outra novidade da Campus é que, a partir desta edição, todos os eventos serão temáticos. Neste ano, a homenagem vai para Júlio Verne e o aniversário de 150 anos de "Da Terra à Lua", uma de suas obras mais famosas.

Outra garantia da organização do evento é de que não haverá queda de energia, algo corriqueiro em outros anos. Geradores estão a postos caso um apagão ocorra. Os campuseiros também não terão outro problema, cada vez mais comum em São Paulo: a falta de água. "Não há desculpas para quem não quer tomar banho", diz Ragageles.

A cerimônia oficial de abertura da Campus Party 2015 acontece na noite desta terça-feira. O evento fica aberto ao público a partir de quarta-feira (4/2) e terá a cobertura de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que fará um evento especial no palco Lua no sábado, às 10h30. No Conte sua História para a PEGN, empreendedores terão a oportunidade de apresentar seus negócios para os editores da revista.

 

Leia mais em: http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2015/02/campus-party-2015-se-consolida-como-polo-de-incentivo-ao-empreendedorismo.html

Assuntos relacionados: