Notícias

Conheça o Movimento pela Inovação


04 Jul 2016

Por Revista DesenvolveSP - edição 4

O Movimento pela Inovação é uma iniciativa da Desenvolve SP em parceria com as mais importantes instituições de fomento à inovação para apoiar empresas, startups e pesquisadores e encurtar a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento, com o objetivo de transformar o conhecimento produzido em parques tecnológicos, incubadoras e universidades em produtos e negócios de sucesso.

O Movimento visita periodicamente parques tecnológicos e incubadoras paulistas para prestar atendimento individual (in loco) aos empresários e pesquisadores que possuem projetos inovadores, para dar o encaminhamento adequado e indicar o melhor apoio. Os consultores podem ainda indicar instituições para ajudar o empresário a desenvolver melhor o projeto de investimento. Consulte a agenda do Movimento pela Inovação no site desenvolvesp.com.br/movimento-pela-inovacao.

 

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Oferece linhas de crédito subsidiadas para projetos de inovação. A Desenvolve SP é repassadora das principais linhas de crédito do BNDES.

 

Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Projetos encaminhados podem receber de 50% a 75 % dos valores necessários para sua realização, além de receber suporte de infraestrutura.

 

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Oferece recursos não reembolsáveis para financiar pesquisa por meio dos programas PIPE e PAPPE. São abertos editais anualmente para a escolha dos projetos.

 

Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Financia desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado por meio de linhas como a Inovacred, repassado em São Paulo exclusivamente pela Desenvolve SP.

 

Inova Paula Souza. Conta uma rede de faculdades e escolas de tecnologias (Fatecs e Etecs) e oferece um corpo técnico para auxiliar o empresário na formatação de projetos.

 

Instituto Euvaldo Lodi (IEL – CNI). O instituto contribui na formatação de projetos de inovação, oferecendo soluções em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras.

 

Sebrae-SP. Tem uma ampla variedade de cursos, palestras, workshops, consultorias, entre outros. Auxiliando o empresário desde a concepção do projeto de inovação até a busca de fontes de financiamento.

 

Senai. O sistema desenvolve programas de educação, formação profissional e capacitação de mão-de-obra com foco na inovação e tecnologia.

 

 

SP Ventures. É a gestora do Fundo Inovação Paulista, que conta com um patrimônio de mais de R$ 105 milhões. É responsável por indicar as empresas que receberão os aportes do fundo.

 

 

Fonte: Revista Desenvolve SP - edição 4, p.22