Notícias

Criatividade + planejamento = sucesso


08 Jun 2015

Por Canal do Empresário

Indústria Criativa é um termo relativamente novo, no entanto, as empresas que compõem o segmento já trabalham há muitos anos se reinventando para que possam se sobressair ou mesmo se manterem no mercado. O que não é fácil.

Segundo Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, a Economia Criativa tem crescido muito, não só como forma de negócio, mas também com impacto direto na rotina de empresas. “O negócio criativo precisa ser sustentável, com gestão profissional e a consequente longevidade de suas atividades. A falta de preparo prévio pode levar esse empreendedor, embora dono de um grande potencial criativo, a fechar as suas portas muito antes do que ele imagina”, explica.

O Sebrae-SP pode ser parceiro do empreendedor na capacitação, trabalhando para que ele melhore na gestão do negócio e esteja preparado para tomar as melhores decisões no comando de sua empresa.

Foi assim, participando de palestras e fazendo cursos do Sebrae, que Renan Gonçalves Silva, diretor da agência de marketing digital Click4Web, iniciou em 2010 as atividades da empresa junto com outro sócio. “Fiz praticamente todos os cursos online. Também tive ajuda de um contador para as questões tributárias”, conta.

A agência de Silva ajuda as empresas a criarem ou melhorarem suas marcas para conquistar e fidelizar clientes. Para isso, oferece serviços de criação de websites (programação, design e conteúdo), gerenciamento de redes sociais, produção de vídeos e animações, ou seja, tudo envolve a criatividade, que hoje é a base para manter a empresa ativa e sustentável.

“Sei que a Click4Web está enquadrada nessa categoria, pois iniciei com os conhecimentos que eu absorvi diante de uma demanda e transformei isso em um negócio. Quando resolvi criar a empresa, ouvia muitos conhecidos reclamarem que não tinham resultado com seu website e que a internet não dava retorno. A partir disso, aprofundei meus estudos na área e criei a agência para trazer retorno mensurável para eles”, explica o empreendedor.

Para Silva, a criatividade unida ao conhecimento é peça essencial para o processo de atualização das empresas, tão necessária para que elas não fiquem estagnadas em um mercado que está em constante mudança. “A empresa que não for criativa com certeza irá perder espaço neste mercado – como já acontece, por exemplo, com aquelas já consolidadas e que estão perdendo espaço e clientes para as startups.”

Como a concorrência é grande, Silva defende que para se reinventar, as empresas devem ficar atentas à mudança de comportamento do consumidor e criar produtos ou serviços que solucionem os problemas ou atendam a necessidade do cliente. “Esse deve ser o foco sempre.”

Entre os erros, que foram muitos de acordo com o diretor, foi achar que conseguiria fazer tudo sozinho. “            Se você quiser ir mais rápido, vá sozinho, mas se quiser ir mais longe, vá em grupo. É preciso formar parcerias, mas sempre com cuidado, pois algumas vendem algo que não cumprem”, diz Silva.

A Click4Web faz em media 15 jobs de novos clientes por mês. “Apesar da instabilidade econômica que promete 2015, esperamos crescer mais de 50% esse ano”, diz o empresário.  Silva diz, por fim, que com criatividade, há espaço para muitas outras empresas como a dele. “Com o aumento do número de micro e pequenas empresas e dos MEI (Micro Empreendedores Individuais), a demanda por marketing digital vem crescendo muito também. O empresário já vê esse serviço como necessidade, além de um diferencial”, diz Silva.