Notícias

Finep anuncia nova linha para empresas de inovação e games

Exame.com | PME - 24/12/2014
29 Dez 2014

Do Startupi

Diferente do que se espera, o mercado de games no Brasil não é um dos mais incentivados. Mesmo com tantos profissionais qualificados e também com possibilidades, as oportunidades não chegam.

Pensando nesse contexto e também no crescente movimento das startups, a Finep anunciou uma linha de financiamento que irá ajudar tanto startups, quanto os games.

A Finep lança o Inovacred Expresso, que tem como objetivo apoiar inovação em empresas com receita operacional bruta anual até R$ 16 milhões através de financiamentos de até 150 mil reais.

Não é necessária contrapartida das empresas e o prazo do financiamento é de até quatro anos, incluída carência. O setor de jogos digitais se enquadra para receber a verba.

Serão credenciadas até 16 empresas nos setores: de equipamentos nacionais; equipamentos importados; aquisição de softwares vinculados ao desenvolvimento de produto/processo/serviço inovador; matérias primas e materiais de consumo ligados à prototipagem ou lotes pioneiros; serviços de consultoria tecnológica; marketing e comercialização do produto/processo/serviço inovador; além de patenteamento e certificação.

Para participar do Inovacred Expresso, é necessário se enquadrar nas seguintes categorias:

1. Ter recebido ao menos um dos seguintes apoios do governo: incentivos fiscais à P&D e inovação tecnológica nos últimos cinco anos; subvenção econômica à P&D nos últimos dez anos; financiamento a projetos de P&D e inovação tecnológica nos últimos cinco anos – com ou sem parceria com universidades ou institutos de pesquisa; bolsas RHAE/CNPq para pesquisadores em empresas nos últimos cinco anos; aporte de venture capital baseado em recursos públicos nos últimos cinco anos;

2. Ter histórico na área de Propriedade Intelectual / Direito Autoral: possuir registro de patente no INPI nos últimos cinco anos; possuir registro de Direito Autoral nos últimos cinco anos – aplicável somente em caso de software; ter pedido de patente no INPI no mesmo ano da solicitação de empréstimo ou nos dois anos anteriores;

3. Estar instalada em Incubadoras de Base Tecnológica ou Parques Tecnológicos.

Para mais informações sobre a linha de financiamento, acesse o site do Inovacred.


Veja mais em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/finep-anuncia-nova-linha-para-empresas-de-inovacao-e-games
Assuntos relacionados: