Estudos

Antes de empreender ou investir em um novo projeto é fundamental que o empresário conheça bem o mercado que vai atuar, para identificar as fraquezas e os riscos, bem como as oportunidades e vantagens do setor que desejar atuar. Confira alguns estudos elaborados pelos nossos parceiros que podem ajudar na sua decisão.

Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras 2014

Pesquisa "Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras" indica que quase 6 em cada 10 universitários pensam em empreender, mas poucos pensam em inovar e ter muitos funcionários.

Fonte: Endeavor Brasil

INDICADORES DE VAREJO

O Instituto de Economia Gastão Vidigal divulga mensamente índices de faturamento e de volume de vendas do varejo do Estado de São Paulo, da capital e das demais regiões que compõem a Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp)

Fonte: IEGV - Instituto de Economia Gastão Vidigal

As PMEs que mais crescem no Brasil - Edição 2014

A 9ª edição da pesquisa "As PMEs que mais crescem no Brasil" traz o ranking das 250 pequenas e médias empresas que mais cresceram no País nos últimos três anos, além de revelar visões e tendências sobre um tema que cada vez mais ganha relevância no universo empresarial: qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho.

Fonte: Deloitte

Pesquisa Empreendedores com deficiência

Em material inédito, o Sebrae-SP mapeou o papel dos deficientes físicos do mercado empreendedor no estado de São Paulo. Quem são essas pessoas, como estão distribuídos, quanto faturam e em que condições atuam. Acesse a pesquisa na integra e saiba tudo sobre o papel inclusivo do empreendedorismo, hoje, responsável pela renda de 25% dos deficientes físicos economicamente ativos no estado.

Fonte: Sebrae-SP

Empreendedores Brasileiros: Perfis e Percepções 2013

Esta pesquisa foi desenvolvida pela Endeavor Brasil com o apoio do IBOPE com o objetivo principal de identificar perfis empreendedores na sociedade brasileira. Tais perfis foram determinados a partir de características sociodemográficas dos participantes, além de uma análise de suas atitudes, competências e chances de sucesso.

Nesta pesquisa você poderá conhecer mais sobre: percepções do brasileiro sobre o empreendedorismo, as fontes de apoio ao empreendedor, perfis detalhados e por fim, para aprofundar o conhecimento sobre o empreendedor, são sugeridos 9 perfis de potenciais empreendedores no Brasil.

Baixar pesquisa em PDF

Fonte: Endeavor Brasil

As PMEs que Mais Crescem no Brasil

A Deloitte, em parceria com a revista Exame PME, apresenta a 7ª edição da pesquisa “As PMEs que Mais Crescem no Brasil”.

Com o tema “O custo Brasil das emergentes – Os desafios do ambiente de negócios no caminho das PMEs”, o estudo de 2012 aborda questões essenciais para o avanço das organizações brasileiras.

As empresas classificadas para o ranking das que mais crescem vêm construindo uma trajetória consistente de expansão, deixando lições importantes em um país que busca hoje alternativas para superar gargalos históricos, que ainda dificultam o pleno desenvolvimento do potencial empreendedor do empresário brasileiro.

Baixar pesquisa em PDF

Fonte: Deloitte

Instituto Roberto Simonsen

O Instituto Roberto Simonsen (IRS) é um centro de estudos avançados mantido pela indústria, voltado para a análise dos grandes temas nacionais. Além disso, coordena os Conselhos Superiores Temáticos da Fiesp, que são órgãos técnicos estratégicos com a função de promover o debate e análise de questões relevantes para a indústria paulista e para o País, visando orientar o posicionamento da FIESP na formulação de ações e políticas, as quais são executadas pelos departamentos, objetivando e otimizando a busca de resultados.

Fonte: FIESP

Indicadores Instituto de Economia Gastão Vidigal

Fornece indicadores e mantém atualizado o banco de dados sobre a economia brasileira.

A ACSP mantém o Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) com o objetivo de realizar estudos e fornecer indicadores importantes sobre a área de Economia. Além de assessorar a Diretoria e os Conselhos de Entidade em matéria econômica, o IEGV também produz estatísticas sobre o movimento do comércio em geral, apoiando a tomada de decisões dos empresários.

Fonte: ACSP - Associação Comercial de São Paulo

Estudo de Indicadores

Conheça o desempenho das micro e pequenas empresas em um estudo elaborado e apresentado pelo Sebrae-SP. A pesquisa está dividida em tema para facilitar a navegação do usuário.

Fonte: Sebrae-SP

Centro de Estudos Agrícolas

Entraves ao Crescimento de Empresas do Setor Agroindustrial: Pesquisa de Necessidades de Investimentos na Gestão Para Geração de Resultados.

Fonte: Fundação Getúlio Vargas

Estudo Micro e Pequenas Empresas em números

Segundo o Sebrae-SP, no Brasil existem 5,1 milhões de empresas. Desse total, 98% são micro e pequenas empresas (MPEs). Os pequenos negócios (formais e informais) respondem por mais de dois terços das ocupações do setor privado.

Fonte: Sebrae-SP

Estudo Mortalidade de empresas

O Sebrae-SP faz o monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. Abaixo o resumo das pesquisas – por ordem cronológica – realizadas e clique no link indicado para acessá-las na íntegra.

Fonte: Sebrae-SP

Estudos Setoriais

Esta seção apresenta estudos e pesquisas com corte regional sobre as micro e pequenas empresas paulistas. Por exemplo, o Perfil Econômico Municipal apresenta a distribuição das atividades econômicas (número de estabelecimentos por segmento) nos municípios do estado de São Paulo e distritos do município de São Paulo.

Fonte: Sebrae-SP